
Saúde emocional – Aluno e família
O mundo todo está passando por um período de incertezas e medos, e é impossível ignorar o grande impacto que esse momento tem na saúde mental das pessoas. No caso de crianças e adolescentes, esse impacto é ainda maior.
Agora, mais do que nunca, a escola tem oferecido suporte emocional para os alunos e familiares, à distância. Esse apoio está sendo feito de diferentes formas, como por meio de atividades, compartilhamento de informações e acompanhamento psicológico.
Todos que já passaram pela adolescência sabem como essa é uma fase difícil. São muitas angústias no Ensino Médio: a escolha de uma carreira, vestibulares, o início da vida adulta, a saída de casa dos pais.
Com a internet cada vez mais presente na vida dos nossos adolescentes, esses acabam expostos a todo tipo de informação, mas quase sempre de forma superficial. É visível a cada dia um maior número de alunos sofrendo de sérios transtornos psicológicos e até obrigados a utilizar remédios. Para prevenir e até cuidar dessas necessidades emocionais nossos professores e orientadores muitas vezes são obrigados a se afastar do lado pedagógico, focado nos estudos, para dar um apoio mais emocional para seus alunos.
Dificuldades no ambiente familiar
Como o isolamento social, os alunos também tiveram de se adaptar a uma nova rotina, na qual eles são obrigados a conviver 24h com os pais dentro de suas casas.
Muitas famílias tiveram que se adaptar por novas mudanças, muitas outras agora passam por momentos complicadíssimos, como desemprego e doenças. Todos esses fatores geram um clima familiar ainda mais difícil.
Nós enquanto escola temos nos esforçado para engajar a família em cada etapa dessa nova cultura de aprendizagem. Temos realizado com os pais e responsáveis reuniões virtuais, onde são abordados temas como transformação digital, saúde, ansiedade, rotina escolar e o uso das ferramentas disponíveis.
Como fazer o acompanhamento da saúde emocional dos alunos
Como comentamos no começo do texto, temos oferecido apoio aos psicológico aos nossos alunos. A primeira coisa que temos feito é conversar com os jovens, para que eles exponham seus sentimentos, anseios e reflitam.
Mas diversas outras atividades também podem ajudar nesse processo, como me, roda de conversa e momentos de troca de informações com os colegas. Temos mantido um atendimento mais humanizado, com mais sensibilidade.
Os coordenadores orientam os alunos em como manter uma rotina de estudos e utilizar da melhor maneira possível as ferramentas digitais. Os jovens são habilidosos com tecnologia, mas muitas vezes não sabem usar todos os instrumentos que têm a seu dispor.
Temos, também, oferecido orientação pedagógica aos pais. Esse ponto, que sempre foi muito importante, é ainda mais relevante durante esse período de isolamento social.
Desenvolvimento de atividades escolares
Manter uma rotina parecida com a que o aluno tinha presencialmente na escola tem um papel importante em manter a estabilidade emocional do estudante durante o período de isolamento. Com estrutura de aulas on-line, diversas atividades que envolvem os alunos e ajudam a desenvolver uma rotina de estudos são realizadas.
As atividades são planejadas previamente pelo professor com o apoio da coordenação pedagógica, e é definido como as atividades serão aplicadas e quais serão os prazos para as devolutivas dos alunos e dos professores.
Quando estamos falando sobre alunos do Ensino Infantil, sabemos que deve haver um equilíbrio na quantidade de atividades enviadas, para não sufocar as famílias. Muitos pais estão trabalhando e não conseguem dar conta de realizar atividades com os filhos. Crianças não têm autonomia e precisam de auxílio até mesmo para as coisas mais simples, como comer e tomar banho. Temos deixado claro para os pais o propósito e a importância das atividades propostas.